Gol manifesta interesse em operar voos para Araguaína e avança em tratativas com o Governo do Tocantins

0
26

A cidade de Araguaína poderá, em breve, voltar a receber voos comerciais regulares com uma das maiores companhias aéreas do país. Em reunião realizada na segunda-feira (26), representantes da Gol Linhas Aéreas confirmaram à Prefeitura o interesse da empresa em iniciar operações no Aeroporto Regional de Araguaína ainda no segundo semestre de 2025. O encontro contou com a participação do prefeito Wagner Rodrigues e sinaliza um importante avanço rumo à retomada da conectividade aérea da região.

Dando continuidade ao processo, está marcada para esta terça-feira (27) uma reunião entre os diretores da companhia aérea e representantes do Governo do Tocantins. O principal ponto da pauta será a negociação de incentivos fiscais, especialmente a redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), considerado um dos principais componentes no custo das operações aéreas.

A proposta da Gol é operar a rota utilizando uma aeronave Boeing 737-800, com capacidade para até 186 passageiros, o que poderá tornar Araguaína um ponto estratégico para o deslocamento entre o norte do Tocantins e grandes centros urbanos do país. O prefeito Wagner Rodrigues celebrou o avanço das tratativas, lembrando do investimento contínuo no aeroporto. “Araguaína está muito perto de receber o reconhecimento que tanto merece. Foram anos de investimentos, seguindo rigorosamente as exigências do Governo Federal. Tivemos apoio fundamental do deputado federal Alexandre Guimarães, e agora estamos confiantes que o Governo do Tocantins irá fortalecer essa luta”, disse.

O presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Terciliano Gomes, também destacou o empenho da gestão municipal. “Sempre mantivemos contato direto com as companhias aéreas, especialmente a Gol e a Azul, demonstrando o potencial da nossa região e a seriedade do nosso trabalho”, reforçou.

O Aeroporto Regional de Araguaína passou por uma série de obras de modernização nos últimos anos. Entre as melhorias executadas estão a drenagem da pista, limpeza da área de segurança, poda de árvores, nivelamento das cabeceiras e reforço vegetal das laterais. Equipamentos fundamentais como o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e o EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) já foram devidamente instalados e homologados pelos órgãos competentes, incluindo o CINDACTA e o GEIV.

A próxima etapa do projeto prevê a ampliação da infraestrutura do terminal de passageiros, que passará a contar com mais de 2 mil metros quadrados de área construída. Também estão previstas a criação de uma nova área de giro para aeronaves, ampliação do estacionamento, reforço da pista de pouso e decolagem, e a ampliação da seção contra incêndio. Paralelamente, a Prefeitura está financiando a duplicação da Avenida Dionísio Farias, no Bairro de Fátima, obra que facilitará o acesso ao terminal pela BR-153.

Caso se concretize, a chegada da Gol poderá representar um marco para a aviação regional, promovendo impactos positivos no desenvolvimento econômico e no setor de turismo, não apenas para Araguaína, mas para todo o norte tocantinense.

Esteja sempre informado através das nossas redes sociais @divinobethaniajrtv.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui