Sistema do CadÚnico ficará indisponível por 18 dias para atualização

0
5

Serviços de cadastro e atualização serão suspensos temporariamente

Entre os dias 28 de fevereiro e 17 de março, o Cadastro Único (CadÚnico) passará por um processo de migração de sistema, o que tornará a plataforma inacessível para novos registros e atualizações. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome confirmou que a medida é necessária para garantir melhorias no atendimento aos beneficiários.

Em Araguaína, a Secretaria Municipal da Assistência Social é responsável pela gestão do CadÚnico e alerta os cidadãos para que realizem suas atualizações até o dia 27 de fevereiro, antes da suspensão dos serviços. Segundo Patrícia Sousa Vitor, coordenadora do programa na cidade, a partir de 5 de março, a plataforma poderá ser acessada apenas para consultas.

“Aqueles que precisam manter os benefícios sociais ativos devem comparecer à Secretaria da Assistência Social dentro do prazo. É necessário apresentar um documento com foto do responsável familiar, CPF e comprovante de residência, além dos documentos de todos os integrantes da família”, explicou Patrícia.

Benefícios não serão bloqueados

Para tranquilizar os usuários, o governo federal garantiu que programas como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) não terão cancelamentos ou bloqueios no mês de março.

Além da sede da Secretaria da Assistência Social, os serviços do CadÚnico também serão interrompidos nas unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) em Araguaína.

Documentos necessários para cadastro ou atualização

Quem precisar fazer um novo cadastro, atualização ou transferência deve apresentar os seguintes documentos:

  • Identidade
  • CPF
  • Título de eleitor (para cidadãos entre 18 e 70 anos)
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão de nascimento, casamento ou averbação de divórcio
  • Declaração de óbito (para exclusão de familiares falecidos)
  • Comprovante de residência atualizado
  • Declaração escolar (para menores de 18 anos)
  • Contrato habitacional (em casos de programas de moradia popular)

Importância do CadÚnico

O Cadastro Único é fundamental para que as famílias de baixa renda tenham acesso a programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira da Pessoa Idosa, BPC e projetos habitacionais.

Em Araguaína, o atendimento ocorre na Secretaria Municipal da Assistência Social, localizada na Rua Humberto de Campos, n° 508, Bairro São João, funcionando das 7h às 18h, sem interrupção. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 643 7021, (63) 3414-5691 ou (63) 3412-5572 (WhatsApp).

Esteja sempre informado através das nossas redes sociais @divinobethaniajrtv.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui