Prefeitura reforça importância da imunização diante do aumento de casos
A Prefeitura de Araguaína anunciou que a vacinação contra a Covid-19 está disponível para todos os públicos nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A medida busca garantir a imunização da população diante do crescimento no número de casos da doença na cidade.
Segundo Samilla Braga, diretora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, o esquema vacinal varia de acordo com cada cidadão. “Cada caso é analisado individualmente, levando em conta fatores como idade, comorbidades e ocupação. Por isso, é fundamental que a população leve o cartão de vacina até a UBS mais próxima”, explicou.
Quem deve se vacinar?
✅ Crianças de 6 meses a 4 anos e 29 dias
- 2 doses (Moderna) ou 3 doses (Pfizer Baby), com intervalo de 4 semanas
✅ Idosos a partir de 60 anos
- 1 dose a cada 6 meses
✅ Gestantes
- 1 dose por gestação
✅ Pessoas com doenças crônicas e comorbidades
- 1 dose anual
✅ Imunocomprometidos
- 1 dose a cada 6 meses
✅ Trabalhadores da Saúde
- 1 dose anual
✅ Pessoas em situação de vulnerabilidade (ex.: indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade, etc.)
- 1 dose anual
✅ Público em geral (acima de 5 anos, ainda não vacinado)
- 1 dose única
A Prefeitura reforça que não há doses disponíveis para quem já completou o esquema vacinal anterior. No entanto, a população deve comparecer às UBS para avaliar a necessidade de reforço, conforme cada caso.
Atenção aos sintomas da Covid-19
A Vigilância Epidemiológica orienta que, em casos de sintomas gripais leves, como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e perda de olfato ou paladar, a população deve procurar a UBS mais próxima para realização do teste de Covid-19.
Já casos graves, como febre alta e dificuldade para respirar, devem ser encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no caso de adultos, e para o Pronto Atendimento Infantil (PAI), no caso de crianças.
Esteja sempre informado através das nossas redes sociais @divinobethaniajrtv.





